
Só no terceiro trimestre do ano, os hackers norte-coreanos do grupo Lazarus, alegadamente responsáveis por ataques de grande escala contra plataformas como CoinEx, Alphapo, Stake e CoinsPaid, roubaram 208,6 milhões de dólares em criptomoedas, avança um novo relatório da Immunefi.
Os especialistas indicam que, durante os três primeiros meses do ano, o ecossistema cripto já tinha perdido mais de 685,5 milhões de dólares devido a ataques de hackers e fraudes. O número de ataques aumentou significativamente no terceiro trimestre, com uma subida de 153% face ao mesmo período no ano anterior.
Clique nas imagens para ver com mais detalhe
Segundo a Immunefi, as perdas totais registaram um aumento de 59,9%, sendo as maiores de 2023. O montante roubado pelos hackers do grupo Lazarus representa 30% do total das perdas neste período.
“O terceiro trimestre testemunhou as maiores perdas deste ano, impulsionadas por ataques de larga escala como é o caso da Mixin Network e da Multichain", afirma Mitchell Amador, Fundador e CEO da Immunefi, citado em comunicado.
"Grupos de cibercrime como o Lazarus Group desempenharam um papel crucial, uma vez que foram alegadamente responsáveis por vários ataques neste trimestre. O seu foco particular em finanças centralizadas (CeFi) resultou num aumento acentuado de perdas dentro deste setor.”
Os especialistas apontam para os ataques contra a Mixin Network e a Multichain como os incidentes que mais marcaram o terceiro trimestre do ano, num prejuízo de 326 milhões de dólares, que representa 47,5% das perdas totais registadas.
Os ataques de hackers continuam a ser a principal causa das perdas registadas no ecossistema cripto, correspondendo a 96,7% do total. Por comparação, as perdas causadas por fraudes representam apenas 3,3%.
A Ethereum tornou-se no principal alvo de ataques entre blockchains no terceiro trimestre de 2023, com 35 incidentes. Já a BNB Chain registou 25 incidentes, seguindo-se a Base, com quatro,e a Optimism, com três. Polygon, Avalanche, Arbitrum, zkSync Era e Fantom foram alvo de dois incidentes cada. Solana e outras blockchains registaram um incidente cada.
O relatório da Immunefi indica também que mais de 61,1 milhões de dólares foram recuperados em seis situações específicas durante o terceiro trimestre do ano.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Astrónomos confirmam super-Terra habitável e abrem portas à deteção de vida extraterrestre -
App do dia
App Drippi transforma o “look” completo dos amigos em criações únicas -
Site do dia
Na TemPolor a IA ajuda a encontrar a música certa para cada imagem -
How to TEK
Como usar o ChatGPT para transcrever notas escritas à mão
Comentários