O LinkedIn está a trabalhar numa nova funcionalidade que deverá servir todos os utilizadores que utilizam a plataforma para encontrar trabalho. Esta ferramenta de inteligência artificial consiste num modelo generativo que será capaz de compor mensagens de candidatura para enviar aos perfis que estão a contratar.

A versão inicial desta funcionalidade já está a chegar aos utilizadores premium da rede social.

tek linkedin

Caso tenha acesso a esta ferramenta, verá uma nova opção surgir, ao abrir cada uma das vagas disponíveis. Ao clicar em "Permita que a IA escreva uma mensagem à equipa de recrutamento", verá uma janela de chat abrir com o texto escrito. A mensagem vai conter informações disponíveis no seu perfil pessoal, bem como referências à vaga a que se candidata e à empresa que a abriu, por forma a que o rascunho final seja, desde logo, pessoal.

No exemplo providenciado pelo LinkedIn, a mensagem gerada assemelha-se a uma carta de apresentação. Importa notar que a mensagem não é imediatamente enviada, pelo que poderá editá-la manualmente antes de a remeter.

O LinkedIn é propriedade da Microsoft, cuja parceria com a OpenAI tem fruído no lançamento de diversas funcionalidades potenciadas por inteligência artificial para os seus produtos.