Se fez alguma pesquisa desde ontem no Google provavelmente já notou a diferença na apresentação de resultados. A mudança é efeito das melhorias introduzidas no sitelinks, que procura agora dirigir os internautas à informação que realmente procuram.

O sistema já existia há bastante tempo, mas limitava-se a incluir mais informação sobre o site numa única linha ou em quatro links para secções específicas, como mostra a imagem abaixo.

[caption]sitelinks antigo[/caption]

Desde ontem, e mesmo que não faça pesquisas muito específicas, o sitelinks ajuda a navegar de forma mais rápida para as componentes mais relevantes, o que pode ser especialmente importante em portais complexos.

Embora as pessoas tenham muitas vezes uma tarefa específica em mente quando fazem uma pesquisa, normalmente começam por termos gerais. Como exemplo é usado no blog oficial o caso de uma pesquisa sobre uma exposição num museu próximo, referindo-se que normalmente a pesquisa é por museu de arte, sem qualquer referência às exposições.

Daniel Rocha, Software Engineer da equipa de Sitelinks, explica que à medida que se tornou claro o valor que o sitelinks trazia a equipa continuou a melhorar a sua aparência e qualidade. Depois de algumas pequenas mudanças na organização e no algoritmo de geração e ranking dos links, a nova versão entrou online ontem, estendendo até um máximo de 8 a 12 links para cada site.

O algoritmo foi também combinado com o sistema de classificação normal dos sites, o que reduz a duplicação e aumenta a relevância.

[caption]novo sitelinks[/caption]

Nos próximos dias as mudanças vão ser efetivas em todas as línguas suportadas pelo browser e para as versões mais recentes dos principais navegadores de Internet.

Ainda ontem a Google anunciou outra funcionalidade para melhorar as pesquisas de tópicos específicos com o Google Related, uma extensão para o Chrome que integra também as funcionalidades da Google Toolbar e que ajuda a indicar informação relacionada com as páginas que estão a ser visitadas, sejam elas um artigo noticioso ou um produto para comprar online. A pesquisa é feita em background e os resultados só são mostrados por ação direta do utilizador.

Escrito ao abrigo do Acordo Ortográfico