Longe do sucesso do Facebook, que ainda em Julho atingiu a marca dos 500 milhões de utilizadores, o Twitter tem vindo a coleccionar recordes de adesão ao serviço de microblogging e já conta com 145 milhões de fãs, sobretudo devido a novas aplicações que expandem a sua utilização em dispositivos móveis.



Evan Williams, CEO do Twitter, confirmou o número num post colocado no blog da empresa, onde fala sobre a estratégia de simplificação de acesso ao serviço e a importância das plataformas móveis, que justificaram aquisições recentes, como o Tweetie.



Os dados do CEO da empresa mostram que desde Abril o número de utilizadores móveis do Twitter cresceu 62%, sendo que 16% dos novos utilizadores do serviço se ligam directamente através de dispositivos móveis, uma mudança que Evan Williams atribui ao facto de terem sido lançadas aplicações oficiais para várias plataformas, como o Twitter for iPhone, Twitter for BlackBerry (desenvolvido pela RIM) e o Twitter for Android, que esta semana ganhou uma nova versão.




Os utilizadores de iPhone e BlackBerry estão entre os participantes mais activos, tweetando a partir dos seus smartphones, mas o SMS continua a ter também grande peso no serviço.



Na semana passada o Twitter lançou uma aplicação específica para o Tablet da Apple, que tira partido das vantagens do ecrã táctil e das funcionalidades multimédia do iPad. A empresa defende que com esta aplicação os utilizadores podem partilhar novos conteúdos, não se limitando aos 140 caracteres de texto e incluindo nas mensagens fotografias, videos e links para páginas web.




A simplificação do acesso e das aplicações móveis não é a única área em que o Twitter está a trabalhar para aumentar a popularidade do serviço. A empresa adiantou na semana passada, através de um email citado por vários meios de comunicação, que vai começar a analisar todos os links incluídos nos tweets e que nas próximas semanas vai expandir a utilização do seu serviço de encurtamento de URLs, o t.co.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.