Foram mais de mil os internautas que tentaram trincar o primeiro site do mundo inteiramente construído em chocolate, numa iniciativa levada a cabo pela Sagres para promover a sua mais recente cerveja preta.

Lançado no final de Abril, o site chamou a atenção da imprensa nacional e internacional, merecendo sendo objecto de notícia em meios um pouco por todo o mundo, incluindo sites especializados como o Engadget, Mashable, Gizmodo, The Next Web ou o Yahoo News. Agora que a promoção terminou, quisemos saber em que números se traduz este sucesso.

Desde o seu lançamento, a 28 de Abril, e até 20 de Maio - altura em que terminou a promoção que convidava os internautas a solicitarem o envio de um pedaço de chocolate do site e de um pack de cerveja - foram registados 62 mil pageviews, contou ao TeK um porta-voz da Sagres.

O tempo de permanência no site foi de 4 minutos e 11 segundos, acrescentou Nuno Pinto de Magalhães, realçando que se trata de "um valor muito acima da média, tendo em conta que o website é muito pequeno".

Segundo explicou, o tempo de permanência estará directamente relacionado com a visualização do vídeo "Baking-of", apresentado no site, que mostra como foi levado a cabo o projecto.

Recorde-se que todo o interface do site foi criado a partir de peças 3D esculpidas em chocolate preto e branco, tendo a tarefa ficado a cargo do director artístico do Festival Internacional de Chocolate de Óbidos, Victor Nunes, num total de mais de 80 horas e 60 quilos de chocolate empregues no projecto.

Depois de compostas as várias páginas, estas foram fotografadas em alta resolução, montadas e animadas em flash pelos programadores para criar o site, com o conceito e implementação assinados pela Grand Union (grupo FullSix).

[caption]captura do site[/caption]

De acordo com o responsável pela comunicação da Sagres, 1.175 pessoas pediram para "trincar o site" e provar o novo produto da marca, durante os 23 dias que durou a iniciativa, o que dá uma média de 117 pedidos por dia. A iniciativa foi partilhada 1.700 vezes nas redes sociais e amealhou 2.500 Gostos.

Ao período de lançamento nacional, seguiu-se o entusiasmo internacional. Logo após a referência ao site no estrangeiro, o número de visitas aumentou para 110 mil e o tempo médio de permanência para os 4 minutos e 35 segundos.

Por esta altura o site Sagres Preta Chocolate também "explodiu" nas redes sociais, com mais de 1.300 tweets sobre o assunto, 1.100 Gostos no Facebook e "centenas de shares em blogs e perfis pessoais. Em apenas 3 dias o website registou 36 mil novos visitantes", concluiu o responsável.

"Melhor ainda foi ler a enorme quantidade de comentários nestes sites e blogs, todos eles maioritariamente favoráveis à criatividade, ao conceito e à inovação do projecto em termos de webdesign e marketing digital de uma marca portuguesa", acrescentou Nuno Pinto de Magalhães.

Sem adiantar valores, o responsável disse apenas que o site "envolveu alguns custos de produção", mas estes foram já "largamente ultrapassados em termos de retorno de investimento de comunicação" da marca a nível nacional e internacional.

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