A aposta das empresas fornecedoras em serviços de cloud computing parece estar ganha pela adesão das empresas mas também dos consumidores privados. Segundo um relatório da Gartner, o desejo de partilhar conteúdos e poder aceder à informação, vídeos e fotos a partir de qualquer dispositivo vai fazer com que os utilizadores individuais transfiram cada vez mais conteúdo para serviços na “nuvem”.

A consultora estima que até 2016 mais de um terço dos conteúdos digitais de consumidores finais serão guardados na nuvem. Em 2011 a percentagem dos que recorriam a estes serviços mão ultrapassava os 7%.

A utilização de um número crescente de dispositivos com câmaras, sobretudo smartphones e tablets, está a permitir aos utilizadores captarem grandes quantidades de fotografias e vídeos, e estes precisam de ser gravados e preservados em repositórios de informação.

Segundo a Gartner, as necessidades de armazenamento de dados vão crescer de 329 exabytes em 2011 para 4,1 zettabytes em 2016, incluindo já nestas contas dados armazenados em PCs, tablets, smartphones, discos rígidos, equipamentos de rede (como NAS) e repositórios na cloud. A média de dados arquivados em cada lar vai passar de 464 gigabytes em 2011 para 3,3 terabytes em 2016.

Serviços como o Facebook, que oferecem arquivo gratuito de e ilimitado de imagens e vídeos para partilha na rede social, vão resolver grande parte das necessidades de arquivo. E embora os serviços de backup de dados estejam entre os mais conhecidos na área de cloud computing ainda são responsáveis por uma fatia pequena de armazenamento, sobretudo quando comparados com estas redes sociais.

A consultora admite que os consumidores vão começar a aderir progressivamente a serviços básicos de empresas que fazem backup na cloud, para evoluírem para uma experiência de “nuvem pessoal”, que será reforçada pelo modelo de “directo para a cloud” que começa a ser integrado nos dispositivos, e que concorre com o arquivo local dos dados, tradicional na “era PC”.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Fátima Caçador

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.