Os dados são da App Annie, uma consultora que faz análises de mercado nesta área e indicam que os números da Google Play superaram em 10% os da iOS App Store no trimestre entre abril e junho deste ano.

A Índia e o Brasil foram os países que mais contribuíram para os valores registados, de acordo com o relatório. Estados Unidos, Coreia do Sul, índia, Rússia e Brasil são, por esta ordem, os cinco mercados que mais downloads fizeram na Google Play, no período observado.

A lista da App Store é igualmente liderada pelos Estados Unidos, mas tem a China, Japão e Reino Unido nas posições seguintes. O quinto lugar é ocupado por outro mercado repetente: A Rússia.

Apesar de perder em números absolutos, a App Store ganha em receita, 2,3 vezes maior do que a registada com os downloads pela loja da Google.

De acordo com a consultora, os jogos continuam a ser os maiores geradores de downloads e de receita, em ambas as lojas.

Na App Store, depois dos jogos o top dos downloads é completado com as aplicações de entretenimento, fotos e vídeo, lifestyle e utilities. São contudos as redes sociais, música, produtividade e entretenimento as categorias que geram mais receita.

Na Google Play, os utilizadores descarregam gratuitamente mais aplicações de comunicação, ferramentas, entretenimento e redes sociais, e pagam mais por conteúdos de comunicação, sociais, turismo e ferramentas.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico