O ritmo de crescimento português no sector das Tecnologias da Informação e Comunicação foi, nos últimos trimestres, "impressionante" na opinião de Mariano Gago. O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior falava na abertura do Fórum para a Sociedade da Informação, que decorre esta sexta-feira, em Aveiro, comentando os últimos dados sobre a taxa de penetração da banda larga, divulgados ontem pela Anacom e o balanço da Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC), feito no decorrer do mesmo encontro, sobre as iniciativas no âmbito do programa Ligar Portugal.



Mariano Gago considera que os valores são "indicadores excepcionais de progresso". "Os dados ultimamente apresentados são impressionantes, mais ainda se atendermos ao clima de depressão económica que se tem vivido na sociedade portuguesa", afirmou.



Luís Magalhães, presidente da UMIC, partilha da mesma opinião do ministro da CTES, tendo apresentando durante a sua intervenção no evento - que se prolonga até ao final do dia - os dados das iniciativas a decorrer sob a alçada da entidade que representa e que, na sua opinião, remetem para uma aceleração da evolução da Sociedade da Informação em Portugal.



O crescimento do número de computadores vendidos após a entrada em vigor da dedução fiscal, a finalização da ligação das escolas públicas à Internet em banda larga e o aumento dos indicadores de utilização do Portal do Cidadão foram alguns dos exemplos mencionados.



Discutir o estado da SI


Para Mariano Gago, o programa Ligar Portugal está agora numa outra fase, de maturidade, importando confrontar as metas "com a realidade, as dificuldades, as ambições e acima de tudo com as práticas e experiências dos outros países", um objectivo que o Fórum da Sociedade da Informação desta sexta-feira pretende endereçar.



Salientando a importância deste encontro de discussão, o ministro anunciou que o Fórum irá passar a realizar-se numa periodicidade semestral. "Neste regresso do Fórum para a discussão da Sociedade da Informação tivemos que deixar de fora alguns domínios, mas fica a promessa de que o mesmo passará a ter lugar, pelo menos, de seis em seis meses", afirmou.



Notícias Relacionadas:

2006-03-09 - Banda larga liga 82% dos assinantes de serviços de Internet em Portugal


2005-08-01 - Ligar Portugal quer triplicar o número de famílias com acesso à banda larga

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.