A MasterCard e a NameProtect anunciaram hoje uma parceria que tem como objectivo combater os chamados ataques phishing que custam anualmente à banca milhões de dólares e crescem a um ritmo bastante rápido.



Estes ataques consistem no envio efectuado por spammers de mensagens de email que direccionam o utilizador para páginas de Internet, cópias das páginas dos seus bancos, pedindo-lhes que actualizem dados pessoais e digitem os seus códigos de cartão e número de conta, citam vários órgãos de comunicação internacionais.



O acordo agora assinado entre as duas entidades prevê que a MasterCard passe a ser notificada através de email, e em tempo real, dos ataques phishing, ou de qualquer outro tipo de ataques, realizados via Internet. A ideia é trabalhar esta informação em conjunto com as autoridades por forma a detectar os sites em questão e os compradores das identidades roubadas por essa via.



Várias entidades bancárias, incluindo a MasterCard, foram já vitimas deste tipo de ataques, tendo que assumir toda a responsabilidade dos danos causados. O mais recente ataque, tornado público durante esta semana, usou um email supostamente originado pelo U.S. Bank pedindo aos clientes que desactivassem a actual password e num prazo de 72 horas escolhessem uma outra por questões de segurança.



A NameProtect encarrega-se agora de monitorizar nomes de domínios, páginas de Internet, fóruns online e spam para tentar identificar eventuais indícios de fraude que comunicará à MasterCard, em contacto permanente com o FBI e outras autoridades.



Segundo o Anti-Phishing Working Group - que trabalha no sentido de minimizar este tipo de ataques através da publicação e divulgação de guias de melhores prática - o número de ataques phishing triplicou entre Março e Abril último fixando-se nos 1,125. Ao longo do ano passado a banca foi penalizada em 44,6 milhões de euros relativamente a roubos de identidade, 17 por cento mais que no ano anterior.



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