A Meebo prepara-se para encerrar a maioria dos seus serviços a partir do próximo mês, anunciou a empresa num comunicado publicado online, em que também explica aos utilizadores como salvaguardarem eventuais dados que não queiram ver apagados.

A informação é avançada apenas alguns dias após a compra da empresa pela Google, um negócio para o qual não há números oficiais, mas que, alegadamente, terá custado à gigante das pesquisas 100 milhões de dólares.

Segundo a nova aquisição da Google, serão extintos serviços como o popular Meebo Messenger - uma solução para troca de mensagens instantâneas (chat) baseada na Web, que permite a autenticação do utilizador com contas de diversos serviços (Windows Live, Google, Facebook, ICQ, MySpace, etc) - ou o Sharing on Meebo, uma solução concebida para estabelecer ligações entre internautas com base nos interesses que estes tenham em comum.

Também o Meebo Me, assim como todas as aplicações móveis (destinadas a iPhone, Android e Blackberry) para acesso aos serviços da empresa encerram. A data apontada para o fim é 11 de julho.

A empresa avisa, por isso, todos os clientes interessados em guardar dados como os registos de conversas e partilhas de que devem fazê-lo até essa data. Os utilizadores do Meebo Me são aconselhados a retirar o código relativo aos widgets dos seu sites, uma vez que estes deixarão de funcionar na mesma data.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Joana M. Fernandes