Foram hoje entregues às escolas e alunos os prémios pelo desenvolvimento dos melhores websites no âmbito do "Concurso de Webpages de Escolas", promovido pelo Ministério da Educação através do Programa Nónio Século XXI no âmbito da iniciativa europeia eSchola2002.




O concurso tinha como objectivo incentivar a edição de conteúdos na Web pelos estudantes, orientados por professores. Por isso mesmo, os prémios foram atribuídos aos alunos mas também ao professor que apoiou esta iniciativa no âmbito das actividades curriculares ou extra-curriculares, e não à escola como aconteceu em edições anteriores deste concurso.




Dividido em duas fases, as melhores webpages para as escolas do primeiro ciclo e as melhores dos segundo e terceiro ciclos, o concurso contou com a participação de 50 projectos. Nas escolas do primeiro ciclo o primeiro prémio foi atribuído à EB1 de Condeixa-a-Nova, o segundo à EB1 nº 2 de Entroncamento e o terceiro à EB1 de Ouguela, Campo Maior.




O primeiro prémio das melhores webpages das escolas do segundo e terceiro ciclo foi entregue ao Colégio S.Gonçalo de Amarante, enquanto o segundo prémio foi para a Escola Secundária de Alves Martins (Viseu) e o terceiro para a Escola Básica 2,3 de Góis.




Os premiados receberam software educativo, telemóveis, câmaras fotográficas digitais e prémios em dinheiro, sendo as ofertas patrocinadas pelas empresas ANACOM, Cnotinfor, EDNI, Microsoft, Porto Editora, Texto Editora e Vodafone.




Presente na cerimónia, o ministro da Educação, David Justino, salientou que é importante continuar a incentivar as boas práticas de utilização das Tecnologias da Informação para que se propaguem, destacando que as TICs dão recursos e capacidades para superar os tradicionais obstáculos e realizar a mudança na escola.




Afirmando-se um entusiasta e utilizador das tecnologias o ministro deixou ainda uma palavra às crianças presentes de alento e solidariedade "nesta área podem ter a certeza que têm o ministro do vosso lado".




Notícias Relacionadas:

2002-01-29 - Ministério da Educação apresenta vencedores do X Concurso Nacional de Software Educativo

2001-05-10 - Programa Nónio estende-se ao interior