É verdade que, para muitos, o nome Zoë Roth não é familiar, mas apostamos que assim que olhou para a imagem que acompanha este artigo reconheceu-a quase imediatamente. Hoje, com 21 anos, a jovem norte-americana decidiu tornar a fotografia que a imortalizou enquanto meme (conhecido como Disaster Girl) num NFT.
Ao todo, o NFT da imagem original, onde Zoë, na altura com quatro anos de idade, surge com um olhar um tanto quanto maquiavélico em frente a uma casa em chamas, foi vendido por 180 Ether, o equivalente a quase 500.000 dólares. Em declarações ao jornal The New York Times, Zoë Roth indica que parte do dinheiro será usado em doações à caridade. O restante servirá para ajudar a pagar um empréstimo que contraiu para poder frequentar o ensino superior.
Mas Zoë Roth não é o único “meme vivo” a aproveitar a sua fama entre os internautas para se aventurar no mundo dos NFTs. Por exemplo, Chris Torres, o criador do Nyan Cat, vendeu um NFT do seu curioso felino animado por mais de 535 mil dólares.
Também Kyle Craven, o homem por trás do meme Bad Luck Brian, vendeu um NFT da sua bem conhecida imagem por mais de 55 mil dólares. Além disso, Laina Morris, cuja cara ficou popularizada através do meme Overly Attached Girlfriend, transformou a sua imagem num NFT vendido por 411.000 dólares.
Fora do mundo dos memes, recentemente, um retrato de Edward Snowden, composto pelas páginas da decisão onde a National Security Agency (NSA) estabelece que a vigilância em massa viola a Lei, transformado em NFT foi vendido por mais de 5,4 milhões de dólares.
Até agora, a peça “Everydays: The First 5.000 Days”, criada por Mike Winkelmann, também conhecido como Beeple, afirma-se como o NFT mais caro de sempre, tendo sido comprado por 69,4 milhões de dólares pelo milionário indiano Vignesh Sundaresan.
Além da obra de cripto arte criada por Mike Winkelmann, ou das peças concebidas por Grimes, namorada do magnata Elon Musk, que foram vendidas por mais de 5,8 milhões de dólares, destacam-se várias peças que poderá relembrar na galeria de imagens que se segue.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Missão Ariel da ESA quer explorar 1.000 exoplanetas e Portugal ajuda com engenharia e ciência -
App do dia
Wayther: uma nova app de previsões meteorológicas detalhadas para otimizar viagens -
Site do dia
Tetr.io é uma versão competitiva de Tetris e os adversários não dão tréguas -
How to TEK
Farto de reagir no WhatsApp com emojis? Crie os seus próprios stickers
Comentários