Produzido através da utilização de software open source, um retrato de Edward Snowden foi vendido como um bem digital NFT por 5,4 milhões de dólares. A imagem foi criada com páginas de apelos à decisão do tribunal sobre a sua condenação pela exposição do programa de vigilância dos Estados Unidos.

A fotografia, batizada de “Stay Free”, ao ser um bem digital único, produzido através de tecnologia blockchain, foi igualmente paga em Ethereum, rendendo 2.224 ETH. E esse valor vai ser doado à Freedom of the Press Foundation, a fundação que o próprio Edward Snowden é presidente. “Este leilão vai permitir desenvolver sistemas de encriptação para proteger a privacidade, criar salvo-condutos à liberdade da imprensa e servir o público”, salienta Edward Snowden, reforçando que aplicações emergentes de criptografia podem ter um papel importante no suporte dos direitos das pessoas.

tek NFT Edward Snowden

As obras de arte digitais únicas, em formato NFT, têm chamado a atenção de colecionadores que gastam muito dinheiro na sua aquisição nos leilões. No mês passado, uma coluna do The New York Times convertido em imagem para um token não fungível foi leiloada por mais de meio milhão de dólares.

Também a cantora Grimes, namorada de Elon Musk, vendeu uma obra chamada WarNymph por 5,8 milhões de dólares, com parte dos lucros a reverterem para organizações sem fins lucrativos, dedicadas à redução das emissões de carbono.

De cromos a cripto arte: um guia em 5 etapas para entender a “loucura” dos NFTs
De cromos a cripto arte: um guia em 5 etapas para entender a “loucura” dos NFTs
Ver artigo

O fenómeno dos NFT começou a ganhar tração a partir de 2017, com jogos como CryptoKitties ou CryptoPunks. Desenvolvidos na Blockchain Ethereum, ambos os títulos permitem criar, vender, comprar e colecionar pequenas figuras virtuais. Marcaram o início de uma tendência que tem vindo a ganhar força e extravasou já em muito o universo dos jogos. Dados do BPN Paribas avaliam o mercado já em 338 milhões de dólares, depois de ter crescido 705% em 2020. Na galeria abaixo pode ver alguns dos tokens mais valiosos, entre os vendidos ou leiloados nos últimos meses.