
Os números são da empresa de estudos de mercado NPD e dizem que em 2009 passaram pela Internet para comprar música online menos um milhão de utilizadores. Quem compra está mais "gastador", mas são precisas medidas de incentivo se o objectivo for aumentar o leque de clientes.
Russ Crupnick, analista sénior da NPD, falava na conferência Digital Music East quando revelou os números, citados pela C|Net. Segundo ele, a redução do número de clientes de música online é resultado de algum cansaço por parte dos consumidores deste tipo de oferta, que entre 2007 e 2008 começaram a experimentar a online. Os que ficam gastaram em 2008 uma média de 33 dólares anuais em música, e no ano passado aumentaram esse valor para 50 dólares ano.
Para o analista os resultados mostram um mercado maduro a precisar de uma clara aposta na promoção e no "convencimento" dos clientes para que regressem, ou descubram pela primeira vez um tipo de serviço que já não vale por ser uma novidade e por isso terá de ser apelativo por outros factores.
Uma das soluções possíveis para cativar a atenção do público será as promoções. Uma das ideias deixadas pelo analista foi a possibilidade de mexer nos preços e avançar com propostas como: três músicas, um dólar.
Empresas mais tradicionais e os respectivos esforços de marketing para manter fiel um cliente que tem muita escolha e poucas razões para ser fiel foram citadas pelo responsável, como a Colgate, por exemplo.
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