A Microsoft anunciou ontem a criação de um novo serviço no portal MSN, desta vez destinado à comunidade de bloggers, que tem ganho um número crescente de adeptos. A empresa mostra mais uma vez que não arrisca na aposta em novas tendências mas que está disposta a seguir os exemplos de sucesso dos seus rivais.



O MSN Spaces está ainda em testes mas coloca já à partida uma forte ameaça a outros serviços de criação de blogs, nomeadamente o Blogger, comprado pelo Google. O serviço pretende criar mais valor aos assinantes da MSN, mas é gratuito também para os utilizadores do Hotmail e do MSN Messenger.



Tal como na música online a Microsoft adoptou a técnica de "esperar para ver", avançando quando a popularidade dos serviços se manifesta como óbvia, mas assumindo-se de imediato como uma ameaça pela sua dimensão e capacidade mobilizadora.



A ideia da empresa parece não ser roubar clientes aos outros blogs, mas alargar a comunidade de utilizadores destas ferramentas de publicação web. O serviço deverá estar disponível em 14 línguas e aposta na simplificação, não exigindo conhecimentos técnicos. A publicação de imagens parece também ter sido simplificada, assim como a ligação à utilização do Instant Messaging.



Para além do Blogger e do AOL Journals, a Microsoft enfrenta uma forte concorrência de serviços gratuitos ou pagos, muitos deles existentes a nível local. Também em Portugal vários serviços de criação e alojamento de blogs foram lançados, sendo o SAPO Blogs e o Weblog dois dos principais exemplos.


Tal como internacionalmente, o número de internautas portugueses que adere a estes jornais online é cada vez maior, tornando mais rico o espaço da língua portuguesa na Internet.



A recente popularidade dos blogs é igualmente patente pela conclusão esta semana de que "blog" foi uma das palavras mais procuradas durante o ano de 2004.

Notícias Relacionadas:

2004-08-04 - Microsoft estreia-se nos serviços de Weblogging

2004-07-18 - Diariamente surgem entre 8 a 17 mil novos blogs

2003-07-29 - Português é a segunda língua mais utilizada nos blogs registados no NITLE

2003-02-19 - Google adquire serviço Web Blogger.com