A MSN, unidade da Microsoft, demonstrou um pouco mais do que irá ser a nova versão do MSN Messenger, a
aplicação de Instant Messaging para consumidores, tendo definido como data de lançamento do novo software o período do Verão, de acordo com o noticiado pela C|NET.
Pelo que a empresa revelou, a sexta versão do MSN Messenger irá integrar novas funcionalidades de transmissão de voz e vídeo - através de webcams -, o que irá permitir colocar a aplicação de IM ao nível dos produtos concorrentes da AOL e da Yahoo!. A gigante de software começou por anunciar o software em Março e promete disponibilizar mais detalhes relativos ao produto até à sua data de lançamento. Segundo a Microsoft, as suas versões actuais do MSN Messenger possuem mais de 100 milhões de utilizadores únicos por mês.
Apesar dos progressos efectuados a nível da captação de novos utilizados para o seu produto gratuito, até agora a Microsoft tem permanecido atrás das suas rivais em termos de introdução de funcionalidades inovadores. Contudo, as novas capacidades multimédia que irão permitir que os utilizadores comuniquem em tempo real, directamente, face a face através de IM, poderão pelo menos
fazer com que a aplicação ultrapasse o AIM da subsidiária da AOL Time Warner.
Actualmente, os utilizadores podem comunicar através das suas webcams mediante o MSN Messenger, mas apenas sob a forma de um serviço adicional disponibilizado pela Logitech, parceira da Microsoft. Apesar de a AOL ter
revelado pretender oferecer funcionalidades Web através do AIM, as
estipulações regulamentares definidas pela FCC com que acordou como condição para a fusão em 2001 com a Time Warner impedem-no de o fazer.
Para além de melhorias significativas introduzidas no interface do utilizador e novas formas de o personalizar, a MSN também prometeu oferecer jogos multijogador e videoconferência. Estas e outras funcionalidades garantidas pela companhia para o lançamento no Verão do MSN Messenger, estão já disponíveis nalguns produtos de IM, incluindo alguns disponibilizados pela Microsoft para outros mercados.
Entre as outras aplicações de IM comercializadas pela gigante de
software contam-se o Windows Messenger - incluído no Windows XP - que se destina a utilizadores empresariais, que contém capacidades de partilha de aplicações e de whiteboard e o Messenger Connect, que permite que os utilizadores do MSN ou Windows Messenger se registem, autentiquem-se e administrem as comunicações de IM.
No mês passado, a companhia anunciou que iria lançar no próximo trimestre o Real Time Communications Server 2003, um software anteriormente conhecido pelo nome de código Greenwich, que permite que as empresas distribuem por servidor as suas próprias mensagens imediatas.
Em paralelo, a companhia afirmou que iria lançar esta semana um serviço de rádio por subscrição designado MSN Radio Plus, que irá permitir a assinatura do MSN Radio com acesso a mais funcionalidades, mediante o pagamento de 29,99 dólares por ano. Este serviço elimina o atraso no buffering do som que prejudica as transmissões de média por difusão e ajuda as pessoas a encontrarem músicas que mais se assemelhem às suas preferências - mediante o
recurso a uma tecnologia que a Microsoft adquiriu com a compra da
MongoMusic em 2000.
Notícias Relacionadas:
2002-10-25 - Novo
MSN 8.0 com variante Disney
2001-10-16 - Novo
MSN surge no dia 25 com mais funcionalidades para banda larga
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
20 anos de Halo 2 trazem mapas clássicos e a mítica Demo E3 de volta -
App do dia
Proteja a galáxia dos invasores com o Space shooter: Galaxy attack -
Site do dia
Google Earth reforça ferramenta Timelapse com imagens que remontam à Segunda Guerra Mundial -
How to TEK
Pesquisa no Google Fotos vai ficar mais fácil. É só usar linguagem “normal”
Comentários