Os utilizadores da versão 2009 do Windows Live Messenger estão temporariamente impedidos de enviar links para páginas Web através das janelas de chat do serviço. A medida destina-se a travar a disseminação de um worm que recorre ao programa para se propagar.

O malware em questão replica-se automaticamente, como é característico deste tipo de ameaça, e recorre ao programa para enviar os links que se destinam a contaminar novos sistemas.

Para que um computador seja infectado é preciso que o utilizador clique sobre a ligação para as páginas de código malicioso, o que levou a empresa a desactivar a funcionalidade.

Outra das medidas adoptadas passa por sugerir aos clientes que instalem a versão mais recente do programa de troca de mensagens instantâneas da Microsoft, o Live Messenger 2011, que já dispõe de mecanismos de bloqueio de links maliciosos, para evitar este tipo de ameaças.

Os utilizadores do Messenger 2009 podem continuar a enviar endereços web, mas terão de copiá-los e colá-los no browser, não sendo possível clicar e ser directamente encaminhado para a página. A solução deverá, no entanto, ser meramente temporária, devendo esta ser reactivada posteriormente.