Quando se fala na tendência do metaverso como aposta das grandes empresas tecnológicas, a Microsoft fez uma inversão no sentido contrário e vai encerrar a sua plataforma social de realidade virtual AltspaceVR. Esta foi fundada em 2013 por Eric Romo, mas apenas em maio de 2015 era lançado o primeiro produto. Pouco tempo depois, em 2017, a plataforma seria adquirida pela Microsoft, encaixada na estratégia de desenvolver produtos de realidade mista para o headset HoloLens, sendo inserido no grupo de cloud e IA.

Tal como outras propostas de espaços virtuais sociais, o AltspaceVR permitia aos utilizadores de criar os seus “mundos”, que poderiam ser visitados por outros. Eram organizados eventos virtuais ao vivo, onde os utilizadores se podiam juntar, conversar, colaborar e realizar outras tarefas. Ao longo da sua história foi a casa virtual de grupos e eventos, tal como encontros LGBTQ+, igreja VR ou espetáculos de magia.

AltspaceVR

No comunicado à comunidade, AltspaceVR diz que quando a plataforma foi lançada, a sua visão era criar um local onde as pessoas de todo o mundo pudessem ligar-se e socializar em tempo real. A empresa sabia que a realidade virtual poderia ser um local divertido para jogos mais imersivos, “mas mais importante, acreditávamos no poder do VR social para juntar as pessoas, construir ligações e criar experiências partilhadas". A empresa diz que com a ajuda da comunidade apaixonada essa plataforma tornou-se um lugar onde se criaram memórias duradouras, firmaram-se amizades e até houve quem encontrasse o amor da sua vida e se casasse (neste caso na vida real).

Ao abandonar a plataforma de consumo, a equipa irá agora focar-se em expandir a componente empresarial do metaverso. Isso adiciona um novo objetivo de criar novas experiências imersivas no metaverso, suportando os conteúdos criados para o Microsoft Mesh, uma plataforma mais abrangente na troca de experiências presenciais ou virtuais, a partir de qualquer lugar ou equipamento através de aplicações de realidade mista.

A plataforma pretende envolver criadores, parceiros e os seus clientes num único espaço virtual. Ainda em 2022 a Microsoft integrou o Mesh no Teams, na possibilidade dos utilizadores se verem representados por avatares nas suas reuniões, sejam ela em salas 2D ou 3D, ou com ambientes mais ou menos imersivos.

O AltspaceVR encerra já esta sexta-feira, dia 10 de março.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.