A pouco mais de uma semana do lançamento oficial do Windows 8, a Microsoft anunciou para amanhã o arranque do, anunciado serviço de música online Xbox Music, para já limitado aos utilizadores da Xbox 360 mas com chegada prevista a outros dispositivos no dia de lançamento do Windows 8.



O serviço que a empresa criou para concorrer com o iTunes, bem como com serviços de streaming de música através da Internet, terá um catálogo inicial de 30 milhões de músicas, disponíveis para venda ou através de vários modos de acesso, em diferentes modelos.



De acordo com um comunicado da Microsoft, o Xbox Music poderá ser usado em qualquer dispositivo com Windows 8 - PCs, portáteis, tablets -, nos smartphones baseados no atual e na próxima versão do Windows Phone e, claro, na consola de jogos Xbox.




A empresa garante que estarão disponíveis várias formas de utilização e vários modelos de comercialização no novo serviço, permitindo que o utilizador possa adquirir os temas ou álbuns, ou optar por uma assinatura mensal para ouvir a música em modo streaming. O preço do Xbox Music Pass em Portugal será de 9,9€ mensais, que dão direito à reprodução ilimitada de música em modo streaming. Durante seis meses a empresa disponibilizará também uma versão gratuita do serviço, mas com publicidade.



Em termos práticos, o novo serviço de música online da Microsoft assenta num modelo misto de comercialização, no qual a empresa aposta para tornar o Xbox Music atrativo a utilizadores com vários tipos de exigências.




"Com o Xbox Music o que pretendemos é trazer todo esse valor num único serviço, simples e fácil de usar, que funciona em todos os dispositivos" ", explica no comunicado oficial Yusuf Mehdi, vice-presidente da divisão de Interactive Entertainment Business Marketing and Strategy da Microsoft.



Outro dos argumentos que a Microsoft está a usar para o seu serviço, de acordo com o NY Times, é a interface escolhida para o Xbox Music, mais gráfica e baseada em imagens, em vez de simular algo semelhante "a uma folha de cálculo".


Portugal faz parte do leque de 24 países onde o Xbox Music Pass começa a ser comercializado amanhã.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico