Com mais um ano a chegar ao fim, há um novo Year in Review do Facebook que mostra os momentos que marcaram Portugal em 2020. Da vitória do português Miguel Oliveira na sua primeira corrida de Moto GP ao início da Semana Santa com a celebração litúrgica sem presença de fiéis, os acontecimentos dão conta de vários marcos importantes.

Os temas mais comentados em Portugal este ano estão divididos em quatro categorias: COVID-19, Ícones, Cultura Pop e Comunidade e Fé.

Veja na fotogaleria os assuntos mais mediáticos de 2020

As comunidades no país juntaram-se também para apoiar causas relevantes. As angariações de fundos que mais apoio receberam por parte dos utilizadores em Portugal foram as seguintes:

  • IRA - Intervenção e Resgate Animal
  • Operação Nariz Vermelho
  • East Algarve Families in Need
  • CASA - Centro de Apoio ao Sem Abrigo

Em comunicado, a rede social fala num "ano cheio de desafios e marcado pela distância social", em que as pessoas utilizaram o Facebook para se unirem, mesmo à distância.

A nível global, as experiências partilhadas e sentidas traduziram-se na forma como as comunidades usaram as apps do Facebook para se unirem em causas relevantes, celebraram momentos culturais e lembraram os que causaram impacto na sociedade. Através das suas ações ou da forma como fizeram as suas vozes serem ouvidas em questões relevantes, os utilizadores usaram a rede social para se expressaram num ano marcado pela crise de saúde pública que levou a uma "nova normalidade" que, de normal, tem realmente muito pouco.