com o apoio MEO
em modo Escuro poderá poupar até 30% de energia. Saiba mais

Minecraft contorna censura com biblioteca virtual de livros e artigos proibidos

Chama-se Uncensored Library e é um projeto dos Repórteres Sem Fronteiras.
Minecraft contorna censura com biblioteca virtual de livros e artigos proibidos

É um projeto dos Repórteres Sem Fronteiras e almeja contornar a censura na internet, imposta por países como a China e a Rússia, que nos últimos meses implementaram medidas para bloquear a utilização de VPNs e o acesso a certos conteúdos digitais. A iniciativa, apresentada na passada semana, é uma biblioteca virtual, materializada no Minecraft. No entanto, as estantes desta infraestrutura não estão populadas por livros comuns, mas sim com obras proibidas em várias regiões do planeta.

A equipa responsável pelo projeto trabalhou com a BlockWords e a MediaMonks. A biblioteca está inserida num mapa do jogo e também inclui artigos e sites que são frequentemente censurados pelas verdades inconvenientes que publicam. Exemplos disso são as peças sobre o homicídio do jornalista saudita Jamal Khashoggi, os trabalhos do portal ativista russo Grani.ru e as investigações da plataforma egípcia Mada Masr.

Minecraft está a ajudar a melhorar os espaços públicos à volta do mundo, um bloco de cada vez
Minecraft está a ajudar a melhorar os espaços públicos à volta do mundo, um bloco de cada vez
Ver artigo

Para além de todos estes conteúdos, a biblioteca conta também com vários dados acerca da liberdade de imprensa em 180 países.

Para além de pertinente e criativa, a ideia foi também materializada numa estrutura que é visualmente impressionante. O edifício assemelha-se a um museu neo-clássico e está organizado por alas regionais. Importa sublinhar que os jogadores que a visitarem, podem adicionar conteúdos à mesma, mas não podem desmanchar nenhum dos trabalhos ali guardados.

Os repórteres sem fronteiras acreditam que a Uncensored Library não vai ficar acessível durante muito tempo. Embora seja fácil alojá-lo num outro server, caso o atual seja bloqueado localmente, as políticas de censura têm provado ser ágeis o suficiente para chegar onde quer que seja. Se for necessário, também o Minecraft pode ser banido.

Note, contudo, que este projeto é em si uma ideia com valor. Para deixar marca, não precisa de ser acedido ou utilizado por ninguém, embora esse seja o cenário pretendido. A Uncensored Library é um comentário sobre a censura e uma forma de envolver as pessoas num tema que, de outra forma, não seria assunto de conversa tão facilmente.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.

Veja também

 
 

Comentários

Reparámos que tem um Ad Blocker ativo.

A informação tem valor. Considere apoiar este projeto desligando o seu Ad Blocker.

Pode também apoiar-nos subscrevendo a nossa , as nossas notificações ou seguindo-nos nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter.