Arrancou hoje a quarta edição do Minho Campus Party batendo recordes no número de participantes e na capacidade instalada. Responsável pelas comunicações de dados, o patrocinador PT Comunicações implementou no recinto três ATM de 155 Mbits, ligados directamente à central da Telepac no Porto, garantido aos 1700 participantes inscritos uma banda de 465 Mbits.



Servem de suporte à festa 15 mil metros de fibra óptica e 30 mil cabos de rede para 86 horas online, sem paragens. Até domingo, dia 1 de Agosto, os participantes dividem-se pelas habituais categorias de competição e concursos do evento que este ano aborda as áreas de jogos, multimédia, Linux, mobilidade/telecomunicações e segurança.



A par com as competições tem lugar o programa de workshops e conferências que inclui demonstrações UMTS, transmissão web do evento via IPv6 e discussão de várias áreas: P2P, comunicações móveis, mobilidade IP, software livre na administração Pública, entre outros.



Numa vertente mais lúdica estão também previstas competições e prémios para o melhor cabelo, a melhor máquina e o melhor clã. Todos os participantes no evento têm ainda a possibilidade de participar num webpaper, que testa a capacidade de desvendar segredos na net e num desafio proposto pela Microsoft que consiste em descobrir uma chave secreta para vários web services.



O encontro é organizado pela Associação Industrial do Minho e custa a cada participante entre 70 (com inscrição até final de Maio) a 80 euros que dão direito às refeições para os três dias, tenda para dormir e condições para instalar o seu computador pessoal. Num regresso a Braga, onde já tinha decorrido a primeira edição, o evento tem lugar no Estádio Municipal, ocupando uma área de 10 mil metros quadrados.



A organização conta servir 80 mil bebidas e 40 mil cafés aos cerca de 25 mil visitantes esperados que, a cumprir-se a tradição de edições anteriores, atravessa todos os escalões etários.



Além do grupo PT - que também se responsabiliza pela transmissão do evento através do Sapo XL - fazem parte da lista de patrocinadores desde o primeiro ano a Cisco, a Microsoft e a HP, entre outras.



O modelo do Minho Campus Party é decalcado de uma iniciativa espanhola que completa este ano a oitava edição. A maturidade faz com que o evento vizinho fique à frente dos recordes nacionais e tenha recebido no ano passado 4 mil participantes, provenientes de 20 países que desfrutaram de uma ligação à Internet de 622 Mbits.



Contudo, numa comparação ano com ano do evento realizado no Minho o salto em termos de largura de banda é bastante significativo.



No ano passado foram instalados no evento 100 MBits para pouco mais de mil participantes, a mesma que tinha sido disponibilizada aos 700 participantes da edição anterior.



Notícias Relacionadas:

2003-08-11 - Campus Party utiliza metade da banda larga disponível em Espanha


2003-07-30 - Minho Campus Party 2003 - A festa da tecnologia


2002-07-10 - Minho Campus Party 2002 está quase a chegar com muita largura de banda


2001-08-29 - Minho Campus Party 2001: A odisseia na Rede

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.