Foi ontem inaugurado em Mira Sintra o segundo Espaço de Inclusão Digital do K'Cidade, o projecto de inclusão digital promovido pela Fundação Aga Khan em parceria com entidades com a Hewlett Packard.



Este centro terá como principal função prestar apoio à comunidade da localidade dotando-a de capacidades que incentivem à sua integração e desenvolvimento na sociedade através de acções de formação em tecnologias de informação e comunicação.



No Mira Sintra Digital os moradores e trabalhadores da região terão acesso acompanhado à Internet, a software educativo e poderão obter formação certificada em competências básicas e avançadas, formação para criação e optimização dos seus negócios, entre outras actividades.



Este é o segundo centro aberto, inserido no programa de desenvolvimento comunitário K'Cidade, aberto em menos de um ano. Em Março de 2006 foi inaugurado na Alta de Lisboa o primeiro Espaço de Inclusão Digital que, actualmente, conta com 600 utilizadores inscritos. Ao longo do ano que passou foram ministradas 130 formações certificadas distribuídas por 3,9 mil horas de aulas onde foram leccionadas competências em Microsoft Unlimited Potential e dada a formação a técnicos das instituições locais e a formação em parceria com o IEFP em iniciação à informática e MSOffice.



Posteriormente será ministrada a formação em HP Microenterprise Acceleration Program (HP MAP) nestes dois centros, estando prevista a adesão de 60 pessoas nesta acção em 2007.



O projecto K'CIDADE, que pretende abrir um terceiro espaço de formação, desta vez na Ameixoeira, tem como objectivo contribuir para a qualidade de vida das zonas urbanas mais carenciadas através da prestação de formações e acções educativas que contribuam para o desenvolvimento dos cidadãos. Para isso, conta com a colaboração de entidades como a HP que promove acções de formação que prometem valorizar o potencial humano e as competências dos cidadãos, ajudando a combater o desemprego através da educação.

Notícias Relacionadas:

2006-10-31 - Espaços Internet com encontro marcado na SITIC

2006-08-03 - Espaços Internet ultrapassam os 550 postos em Portugal