O Yandex é um motor de busca russo que hoje está a fazer manchetes por ter uma quota de utilização mundial superior à do Bing da Microsoft. O serviço de pesquisas da Rússia é visto por alguns analistas como um novo caso de sucesso "local" ao estilo do Baidu.

Com uma taxa de utilização de 2,8% e 4,8 mil milhões de pesquisas executadas, o Yandex superou as 4,4 mil milhões de buscas realizadas no Bing e que lhe garatem uma quota de mercado de 2,5%. Os dados são relativos aos dois últimos meses de 2012 e foram divulgados pelo Global Engine Watch, baseado em dados da ComScore.

Isto num ranking que continua a ser dominado pelo Google, que leva larga vantagem sobre a concorrência.

O motor de busca da empresa de Mountain View totalizou 114,7 mil milhões de pesquisas, o que garante uma quota de mercado de 65,2%. O segundo classificado é o motor de busca chinês Baidu que foi utilizado para 14,5 mil milhões de procuras. O Yahoo! surge na terceira posição com 4,9% da quota de mercado, o equivalente a 8,6 mil milhões de pesquisas.

Mas na Rússia é o Yandex quem domina. Em novembro e dezembro do ano passado a taxa de utilização do motor de busca foi de 60,7% contra os 26,4% da Google. A grande população com bases linguísticas russas e com ligações ao país, como os antigos países da URSS, ajudam a explicar os níveis de utilização que conseguem suplantar mundialmente o rival da Microsoft.

Em contraposição, existem bastantes motores de busca que são destinados aos falantes de língua inglesa, mesmo que estes também sejam mais em número do que os falantes russos. A maior taxa de penetração da Internet na Rússia também ajuda a explicar o crescimento registado pelo Yandex.

A empresa liderada por Steve Ballmer tem apostado significativamente no motor de busca através da parceria com o Facebook para o Search Graph e através da integração com as principais ferramentas dos novos Office.

Escrito ao abrigo do novo Acordo
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