Está disponível para download a primeira versão beta do Firefox 5, que conta, entre as principais novidades, com o suporte para animações em CSS - que promete incentivar o desenvolvimento, por parte dos programadores, de páginas Web que ofereçam uma experiência de navegação mais rica.

Com a disponibilização da beta apenas cinco semanas após a apresentação da versão para programadores (a "aurora"), a Mozilla dá início, com o Firefox 5, a um novo tipo de ciclo de lançamentos, mais curto.

"Esta mudança para um rápido ciclo de lançamento, permite trazer mais rapidamente até aos utilizadores as novas funcionalidades, melhorias ao nível do desempenho e estabilidade e actualizações de segurança", escrevem os responsáveis na mensagem que anuncia a chegada da nova versão.

O novo modelo é também sinónimo de mudanças menos radicais de cada vez que é feito um lançamento, aproximando-se da lógica seguida com o Chrome, em que uma mudança na versão não e sinónimo de alterações radicais ao nível do aspecto ou funcionalidades. Também o Firefox passa a contar apenas com três lançamentos em cada versão: aurora (destinada a programadores), a beta para testes e a estável.

A beta do Firefox 5 traz também um botão para mudar de versão do browser em utilização - no menu "About Firefox". A versão apresenta ainda melhorias ao nível do desempenho e estabilidade, que a Mozilla detalha no site onde disponibiliza o download.

Na passada sexta-feira, a Fundação apresentou também uma nova versão beta do Firefox 4 para smarpthones, que traz suporte a uma tecnologia que vai permitir aos sites darem aos utilizadores a possibilidade de não verem os seus dados de navegação registados por estes.