A Mozilla prepara-se para lançar, "em breve", uma App Store compatível tanto com computadores como com smartphones, através de uma plataforma classifica como um "ecossistema aberto de aplicações Web".

Numa mensagem publicada no seu blog oficial a fundação responsável pela criação do Firefox explica que concebeu um protótipo de um sistema aberto, através do qual os programadores poderão distribuir de forma "simples e flexível" as suas aplicações desenvolvidas com base em HTML/CSS/JavaScript, suportadas tanto por computadores como smartphones.

A ideia tinha sido antecipada em Maio, apenas um dia após a apresentação pela Google da sua loja de aplicações para o Chrome, mas ontem o anúncio materializou-se com a disponibilização da documentação técnica sobre o sistema e de um protótipo destinado a programadores.

De acordo com a Mozilla, o sistema proposto vai permitir instalar, gerir e distribuir aplicações Web em qualquer browser "moderno", tanto em versão desktop como mobile. Firefox 3.6 ou posterior, IE 8, Chrome 6, Safari 5, Opera 10 são alguns dos referidos. Outra das promessas passa pelo sistema "simples e flexível" para os programadores distribuírem as aplicações.

O interface do utilizador baseia-se em dois componentes principais: uma área destinada à pesquisa de aplicações disponíveis para download e um painel de controlo integrado no browser que vai facilitar a gestão e acesso às aplicações favoritas.

O projecto da Mozilla é explicada num vídeo já disponível online, que reproduzimos abaixo.