A MTV Networks anunciou hoje uma parceria com a Microsoft para desenvolver um serviço de música online que estará disponível no próximo ano. O serviço designado Urge será integrado na próxima versão do Windows Media Player e disponibilizará mais de dois milhões de músicas para download, que serão comercializadas individualmente ou através da assinatura de um pacote.

Os utilizadores poderão fazer o download de faixas de CDs para poderem ouvir nos leitores de música portáteis, à excepção do iPod da Apple. Integrado na nova versão do Windows Media Player, o serviço disponibilizará também música online através de rádio e programas da MTV.

A versão actual do Media Player da Microsoft tem ligações a vários serviços de música, incluindo o MusicNow e o Napster, mas para Jason Hirschhorn, vice-presidente da unidade de Música Digital e Média da MTV, o acordo estabelecido entre as duas gigantes permite diferenciar o Urge dos restantes serviços.

O Urge não será compatível com os computadores Macintosh da Apple Computer ou com os populares leitores de música digital da empresa, um desafio que o serviço da MTV Networks terá de superar, considera Michael Gartenberg, vice presidente e director de pesquisa para a Jupiter Research ,em Nova Iorque. Isto porque o iPod representa cerca de 75 por cento do mercado de leitores digitais e a Apple Music Store tem concentrado a maioria das atenções dos adeptos do download legal de música.

A MTV Networks recusou-se a adiantar os preços do serviço. Serviços semelhantes são disponibilizados por 0,99 dólares por música. O Yahoo inaugurou este ano um serviço online de música digital, visando concorrer com o iTunes da Apple. Apesar de semelhante ao serviço do Napster e da RealNetworks, o serviço do Yahoo apresenta um preço inferior, de 7 dólares por mês, comparativamente aos 15 dólares cobrados normalmente pelos seus concorrentes.

Notícias Relacionadas:
2005-05-13 - MTV revela detalhes da nova consola da Microsoft

2004-03-22 - Microsoft prepara lançamento de loja de música online


2004-03-09 - Virgin prepara lançamento de serviço de música online