A MTV Networks e a RealNetworks anunciaram a criação de um serviço de música online que resultará da fusão do serviço de música Urge (da MTV) e Rhapsody (da Real). Com a medida, as empresas pretendem aumentar a concorrência à actual líder do mercado de música digital, o iTunes da Apple.



A nova empresa, denominada Rhapsody America, será apresentada ao mundo no próximo dia 9 de Setembro nos MTV Music Awards, em Las Vegas.



Para já sabe-se que as canções a comercializar na plataforma custarão 0,99 dólares para os utilizadores que não sejam subscritores do serviço e 0,89 dólares para os assinantes.



Por outro lado, a Rhapsody America incluirá um plano de subscrição ilimitada. Esta modalidade tem um preço de 12,99 dólares mensais para os utilizadores que queriam reproduzir a música adquirida nos seus computadores e de 14,99 dólares para os que queriam ouvir os ficheiros nos leitores de música portáteis.



Enquanto não é finalizada a fusão dos dois serviços, os utilizadores do Urge podem utilizar os seus dados de acesso ao serviço para se ligarem ao Rahpsody. Contudo, o processo inverso não é permitido, indicou Kevin Nakao, vice-presidente da nova joint-venture.



Os responsáveis pelas duas empresas referiram ainda durante a conferência de imprensa que o novo serviço de música digital conta com um acordo exclusivo com a Verizon Wireless e com o Vodafone Group para a distribuição dos conteúdos digitais, disponibilizados pela parceria, através dos telemóveis.



O pacto com a Verizon poderá reforçar ainda mais a batalha da nova empresa contra o iTunes. Tudo porque a Apple recusa-se a alargar a distribuição da sua oferta a outros operadores para além da AT&T, com quem mantém um contrato de exclusividade para o iPhone.



Nota de Redacção: A notícia foi reformulada com base nas informações disponibilizadas pelas duas empresas na conferência de apresentação da Rhapsody America.





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