
A ligação dos mais novos com o mundo digital é intensa e muitos deles já nasceram em ambientes repletos de gadgets e acesso à Internet. Talvez por isso é que 30% dos jovens britânicos entre os 12 e os 15 anos não conseguem distinguir os anúncios dos resultados de pesquisa orgâncios no Google.
O resultado agrava-se quando a faixa etária é menor: 84% das crianças entre os 8 e os 11 anos não sabe distinguir anúncios dos resultados de pesquisa. E como salienta o Financial Times, este é um sinal claro de como os mais novos não sabem como funcionam algumas temáticas a nível digital.
“Estes nativos digitais ainda precisam de ajuda a desenvolver o conhecimento que precisam para navegar no mundo online”, comentou ao jornal James Thickett, o diretor de pesquisa do regulador britânico para as telecomunicações, a Ofcom.
No estudo realizado pela entidade ficou ainda a saber-se que metade dos jovens britânicos não sabem que o YouTube é financiado acima de tudo pela publicidade.
Mas a ‘confusão’ na cabeça de crianças e adolescentes também funciona no sentido inverso: 17% dos jovens disse acreditar que a BBC - a estação pública de televisão - é financiada por publicidade, quando a estação não emite anúncios.
O Financial Times relembra que este estudo vem dar razão a algumas entidades que pedem regras mais específicas para os anúncios online, um pouco como acontece com os anúncios que passam na televisão ou na rádio.
A título de exemplo, poucas semanas após o lançamento do YouTube Kids, um grupo de pais acusou a Google de não fazer uma correta separação entre o que é publicidade e o que é conteúdo dos produtores.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
John Travolta em modo robot? Optimus da Tesla mostra como se arrasa na pista de dança -
App do dia
Precisa de renovar o Cartão de Cidadão? Já o pode fazer na app gov.pt -
Site do dia
Sabe onde foram gravados os seus filmes favoritos? Com o CineMapper pode descobrir -
How to TEK
Já viu o círculo azul no WhatsApp, Instagram e Messenger? É o novo Meta AI e (ainda) não o pode desligar
Comentários