A ligação dos mais novos com o mundo digital é intensa e muitos deles já nasceram em ambientes repletos de gadgets e acesso à Internet. Talvez por isso é que 30% dos jovens britânicos entre os 12 e os 15 anos não conseguem distinguir os anúncios dos resultados de pesquisa orgâncios no Google.

O resultado agrava-se quando a faixa etária é menor: 84% das crianças entre os 8 e os 11 anos não sabe distinguir anúncios dos resultados de pesquisa. E como salienta o Financial Times, este é um sinal claro de como os mais novos não sabem como funcionam algumas temáticas a nível digital.

“Estes nativos digitais ainda precisam de ajuda a desenvolver o conhecimento que precisam para navegar no mundo online”, comentou ao jornal James Thickett, o diretor de pesquisa do regulador britânico para as telecomunicações, a Ofcom.

No estudo realizado pela entidade ficou ainda a saber-se que metade dos jovens britânicos não sabem que o YouTube é financiado acima de tudo pela publicidade.

Mas a ‘confusão’ na cabeça de crianças e adolescentes também funciona no sentido inverso: 17% dos jovens disse acreditar que a BBC - a estação pública de televisão - é financiada por publicidade, quando a estação não emite anúncios.

O Financial Times relembra que este estudo vem dar razão a algumas entidades que pedem regras mais específicas para os anúncios online, um pouco como acontece com os anúncios que passam na televisão ou na rádio.

A título de exemplo, poucas semanas após o lançamento do YouTube Kids, um grupo de pais acusou a Google de não fazer uma correta separação entre o que é publicidade e o que é conteúdo dos produtores.