Segundo as autoridades italianas os carros fotografaram as ruas sem usarem qualquer elemento distintivo que os tornasse "totalmente reconhecíveis".

"Os carros que pertenciam à gigante de Mountain View circulavam nas ruas de Itália sem estarem totalmente identificados como tal, portanto, não davam às pessoas presentes a possibilidade de decidir se queriam ou não ser fotografadas", refere a autoridade para a privacidade daquele país em comunicado.

A multa remonta à recolha de imagens realizada pela gigante da Internet em 2010 e refere-se à falta de identificação dos veículos que circilavam nessa altura e ao resto do processo de recolha.

Com base no sucedido, a L'Autorità Garante Privacy solicitou na altura à Google que identificasse os seus carros devidamente e publicitasse as suas intenções com três dias de antecedência nas rádios e jornais locais.

Pese embora a empresa tenha acedido aos pedidos, a autoridade italiana decidiu pela aplicação da multa "pela recolha ilícita de informação destinada a uma ampla base de dados de particular importância".

Recorde-se que a Google foi recentemente multada em países como a França e a Espanha, mas em valores muito diferentes: 150 mil euros no primeiro caso e 900 mil no segundo.

Tais valores chegaram a valer críticas por parte de Viviane Reding, vice-presidente da Comissão Europeia, considerados "meros trocos" para a gigante da Internet, dado o volume de negócios que fatura.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico