A Multicert, empresa
portuguesa especializada em certificação digital, anunciou ontem o lançamento de um serviço de time-stamping digital (DTS) a nível nacional. Esta oferta inovadora e pioneira permite colocar "selos digitais de tempo" ou time stamps, que associam a data e hora legal portuguesa - fornecida pelo Observatório Astronómico de Lisboa - a um documento em formato electrónico.

O objectivo deste serviço é garantir a comprovação, mais tarde, da existência do documento na data e hora indicada. Dado o número de empresas que efectuam transacções ou contratos através da Internet, recorrendo a assinaturas electrónicas, surge a necessidade de integrar um time-stamp que estabeleça o tempo e espaço em que esses negócios foram firmados, assegurando, em simultâneo, que os documentos não foram alterados após a sua assinatura.

"Os 'selos digitais de tempo seguros' são um componente crítico de praticamente qualquer operação ou transacção de negócios. São ainda mais fundamentais num ambiente electrónico onde os negócios são conduzidos à distância, com grandes volumes e rapidez, e entre pessoas que podem nunca vir a conhecer-se", refere José Pina Miranda, director-geral da Multicert.

O novo serviço da Multicert integra várias soluções seguras e não falsificáveis de time-stamping que podem abranger qualquer documento em formato electrónico, como por exemplo, contratos, propostas, pautas musicais, assinaturas digitais, transacções em bolsa ou facturas. As empresas podem implementar na sua infra-estrutura de TI uma solução segura de time-stamping, de nível mundial, que "irá reduzir drasticamente os seus riscos financeiros, legais e de auditoria", afirma a empresa em comunicado.

Neste momento, a MULTICERT está preparada para fornecer time-stamps de acordo com os padrões internacionais IETF/PKIX (RFC 3161) e Time Stamping profile, adoptado pela European Electronic Signature Standardization Initiative (EESSI).

Notícias Relacionadas:
2003-01-30 - Novo
decreto-lei altera nomenclatura de documentos electrónicos

2002-10-22 -
Empresas vão dinamizar o mercado de certificados digitais

2002-02-27 - Multicert quer liderar o negócio de certificação digital em
Portugal

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.