As vendas de música digital continuam a aumentar e os valores aproximam-se cada vez mais dos obtidos a partir dos canais tradicionais. Um estudo da NPD relativo ao mercado norte-americano e ao primeiro semestre deste ano mostra que no período 35 por cento da música vendida era digital. Em 2007, o segmento da música digital representava apenas 20 por cento do total de vendas e no ano seguinte 30 por cento.

A consultora acredita que o ritmo de crescimento continuará a manter-se, o que permitirá rapidamente atingir o nível de vendas de música a partir dos suportes tradicionais.

No universo da música digital o iTunes continua a liderar, sendo responsável por 69 por cento das vendas registadas. A loja da Amazon afirmou-se como a mais popular, mas mesmo assim bem atrás da líder, conquistando apenas 8 por cento de quota de mercado.

No próximo ano mais concorrência deverá animar o mercado de música online legal, com a esperada conversão do The Pirate Bay numa loja de música "amiga" dos direitos de autor.