Começa hoje mais uma edição do Web Summit, a quarta realizada em Portugal e os bilhetes já esgotaram no último fim-de-semana. A organização revelou que estão previstos 70.469 participantes, oriundos de 163 países, e como curiosidade, 46,3% dos visitantes são do sexo feminino, num aumento em relação ao ano passado que ficou por 44,5%. Números recorde que a empresa frisou no comunicado. Os países com maior número de visitantes são o Reino Unido, Alemanha, Brasil e Estados Unidos. Ainda no que diz respeito a números, vão participar exatamente 1.206 oradores espalhados por 22 palcos, esperam-se ainda 2.526 jornalistas. Vão ainda participar 239 parceiros, 2.150 startups, com a possibilidade de conectar com 1.221 investidores.

Os convidados ilustres já começaram a chegar a Portugal, mas há um participante a intervir via videoconferência: Edward Snowden, que se encontra exilado na Rússia, país onde se refugiou para fugir à justiça norte-americana por espionagem, depois de ter exposto o sistema de vigilância do governo americano. A talk do ex-analista da CIA/FBI começa às 18:30. São muitos os oradores que vão passar pelos palcos do Web Summit nos próximos dias, e pode assistir às 10 talks que o SAPO TEK compilou.

O evento começa oficialmente às 17:00 com dois grupos de startups com potencial de se tornarem os próximos "unicórnios", e badaladas por todo o mundo tecnológico. Às 18:15, Paddy Cosgrave, o CEO e cofundador do Web Summit, dá início ao evento com um discurso que pode passar pelas alterações climáticas, e como a tecnologia pode combater esse flagelo do planeta.

Ainda hoje poderá assistir a mais três conferências, diretamente da transmissão em streaming do Palco Central: “A Two Way Street: Portugal & the tech world” centra-se na posição atualmente privilegiada de Portugal continuar a atrair empresas tecnológicas de craveira mundial, contando com os testemunhos das fundadoras da Cloudflare e a DefinedCrowd, empresas que já têm escritórios em Lisboa, com dezenas de colaboradores portugueses.

Web Summit começa hoje em Lisboa e Edward Snowden é estrela de cartaz
Web Summit começa hoje em Lisboa e Edward Snowden é estrela de cartaz
Ver artigo

A conferência liderada por Guo Ping, o chairman rotativo da Huawei, está previsto começar às 19:00 e vem falar da importância do 5G. E por fim, uma talk protagonizada por líderes de diversas organizações ligadas à ajuda do planeta, incluindo Jaden Smith, cofundador da 501CTHREE & Just Water, Gary White, CEO da Water.org & WaterEquity, Paul O’Gallaghan, fundador da BlueTech Research e Laurie Segall, CEO da Dot Dot Dot Media. O tema desta conferência é exatamente “Saving the planet, one drop at a time”.

O fim do primeiro dia vai servir ainda para se “cortar a fita” do evento, com a presença de Pedro Siza Vieira, Ministro do Estado, da Economia e Transição Digital; Fernando Medina, o Presidente da Câmara de Lisboa e Paddy Cosgrave.

Pode assistir às conferências no Palco Principal a partir do canal oficial do YouTube do Web Summit.

O SAPO TEK está a acompanhar o Web Summit e para além das notícias de antecipação, nos próximos dias vai trazer os temas e as tendências mais relevantes. Encontramo-nos por lá?

Veja ainda a galeria de imagens que vamos recolhendo no nosso Diário do Web Summit.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.