Muitos participantes já chegaram a Lisboa no fim de semana, mas é hoje que começa o Web Summit, a cimeira tecnológica que se realiza em Lisboa pelo quarto ano consecutivo, atraindo milhares de pessoas ligadas à economia digital à cidade.

Edward Snowden vai participar por videoconferência, uma vez que se encontra asilado na Rússia, para onde fugiu depois de ter revelado informação confidencial e ser procurado pela justiça norte-americana.

Segundo a organização, Snowden vai responder a questões sobre o seu trabalho para a NSA, como ajudou a construir um sistema de vigilância que reuniu milhões de dados de cidadãos americanos e porque decidiu expor publicamente aquilo que considerou práticas ilegais da NSA.

Nem só de conferências se faz o Web Summit. Participantes podem aproveitar o melhor de Lisboa
Nem só de conferências se faz o Web Summit. Participantes podem aproveitar o melhor de Lisboa
Ver artigo

Além de Snowden, há muitos oradores interessantes para ouvir nos p´roximos dias, entre os quais o CEO do Tinder, um dos chairman rotativos da Huawei, o CEO da Wikimedia e duas comissárias europeias, entre muitos outros. O SAPO TEK compilou as 10 talks que não pode perder se vai ao Web Summit.

"Esperamos 70 mil participantes, incluindo 1.800 'startup', 1.500 investidores e dois mil membros de 'media'", afirmou à agência Lusa Paddy Cosgrave.

Quanto custa ir ao Web Summit? O preço dos bilhetes varia dos 8,5 aos 25 mil euros
Quanto custa ir ao Web Summit? O preço dos bilhetes varia dos 8,5 aos 25 mil euros
Ver artigo

Além de assumir que a organização está "muito entusiasmada para ver algumas das iniciativas, como as mulheres na tecnologia e o 'planet:tech'", Paddy Cosgrave revelou que a edição de 2019 está também focada nas alterações climáticas.

"Estamos a caminhar na direção de um evento livre da utilização de plástico e muito do conteúdo que vamos ter no 'planet:tech' assenta no papel que a tecnologia pode assumir no combate às alterações climáticas. E isso acaba por realçar o trabalho que a Web Summit pode fazer, ao criar uma rede de conexões ambientais que podem traduzir-se em projetos pós evento", defendeu.

Devido ao acordo firmado, em 2018, entre o Governo, a Câmara Municipal de Lisboa e Paddy Cosgrave, a Web Summit vai permanecer na capital portuguesa durante 10 anos.

"Temos um escritório em Lisboa, onde trabalham 12 pessoas, e estamos a planear expandir a nossa presença em Portugal. Estamos neste momento a contratar para várias áreas, desde desenvolvimento de 'software' até organização de eventos", acrescentou o cofundador da Web Summit.

O Web Summit decorre de 4 a 7 de novembro e a equipa do SAPO TEK vai estar a acompanhar as principais conferências, a procurar as novidades entre as startups mais interessante e os expositores para contar tudo o que se passa nos próximos dias.

O SAPO TEK está a acompanhar o Web Summit e para além das notícias de antecipação, nos próximos dias vai trazer os temas e as tendências mais relevantes. Encontramo-nos por lá?

Veja ainda a galeria de imagens que vamos recolhendo no nosso Diário do Web Summit.