A última semana tem sido de pesadelo para a 2K Games. No último domingo a Rockstar Games, o estúdio responsável por Grand Theft Auto e Red Dead Redemption foi vítima de um ataque informático, resultando na partilha de 90 vídeos das fases iniciais de desenvolvimento de GTA 6. A própria 2K Games assumiu que também foi atacada e deixa o alerta aos seus utilizadores para não clicarem em endereços provenientes de contas de suporte da empresa.

Segundo refere no comunicado, a empresa diz que foi vítima de acesso ilegal de um dos seus sistemas de help desk, utilizado para dar suporte aos seus clientes. Vários jogadores terão recebido comunicações do suporte técnico contendo endereços com links maliciosos. Por isso, a empresa pede a todos os utilizadores que não cliquem em nada, mas caso o tenham feito, que devem imediatamente tomar precauções.

No caso de ter clicado, a 2K Games pede para fazer um reset às palavras-passe das suas contas guardadas no web browser, como por exemplo, o autopreenchimento do Chrome. Os utilizadores devem ainda ativar o seu sistema de autenticação de dois fatores sempre que possível, especialmente nas suas contas bancárias, email pessoal e outros com dados sensíveis. Deve ainda utilizar um antivírus para verificar o seu sistema. E por fim, deve verificar as definições das suas contas ligadas à 2K Games, para ver se alguma regra foi modificada.

Lapsus$ Group poderá ter sido responsável pelo ataque à Rockstar e roubo de vídeos de GTA 6
Lapsus$ Group poderá ter sido responsável pelo ataque à Rockstar e roubo de vídeos de GTA 6
Ver artigo

A editora reforça ainda que ninguém da equipa vai pedir passwords ou outros dados pessoais aos utilizadores. E enquanto a situação não for resposta, o seu portal de suporte vai manter-se offline. A empresa avisa que quando estiver novamente operacional utilizará os seus canais para avisar os seus clientes.

Um dos utilizadores dos serviços da 2K Games referiu no Reddit que recebeu na sua conta o contacto do suporte técnico sobre um alegado ticket que abriu (que afirma não ter aberto), com um link para um ficheiro zip a simular a app de acesso aos jogos da empresa. O utilizador diz que verificou o sistema de apoio ao cliente, através do acesso direto ao respetivo endereço e de facto tinha um ticket legítimo aberto.

2K Games
Créditos: TronFan