A JustWatch, plataforma internacional dedicada a ajudar utilizadores a encontrarem os melhores conteúdos nos serviços de streaming, partilhou alguns dados de consumo relativos ao mercado português, registados pelo seu sistema. A plataforma conta com 20 milhões de utilizadores mensais, espalhados por mais de 100 países. Além de curar os conteúdos, também serve de comparador de preços, sobretudo quando os mesmos files ou séries estão disponíveis em diferentes plataformas.

A empresa partilhou dados referentes a Portugal, relativos ao primeiro trimestre de 2022. Nos serviços de streaming, a Netflix e a Apple TV+ registaram um crescimento, de 2% e 1%, respetivamente relativo ao trimestre anterior. O resto das plataformas mantiveram-se na mesma posição. A JustWatch deixou a nota que, apesar da chegada recente ao mercado da HBO Max, o serviço já tem 1% da quota do mercado, sendo o sexto mais utilizado pelos portugueses.

Serviços de Streaming em Portugal
Serviços de Streaming em Portugal. Créditos: JustWatch

Nesse sentido, o primeiro trimestre foi liderado pela Netflix, que regista 26% da quota do mercado. A Prime Video surge em segundo lugar, de perto, com 23%. Com uma diferença de 4 pontos percentuais surge a Disney+ que registou uma fatia de 19%. Há uma grande discrepância com os restantes serviços, como a FoxPlay que detém 6% do mercado e a Apple TV+ que ocupa o quinto lugar com 5%. Os restantes 20% estão atribuídos a outros serviços não mencionados.

Numa análise mais aprofundada a cada um dos meses, a Netflix registou um aumento entre janeiro e março, embora este último mês esteja estagnado face a fevereiro. Todas as plataformas registaram uma diminuição, exceto a Apple TV+ que cresceu face a fevereiro. O HBO Max foi lançado no início de março, por isso não tem grande expressão nestas estatísticas.

Serviços de Streaming em Portugal.
Serviços de Streaming em Portugal. Créditos: JustWatch

De salientar que alguns dos serviços, como o HBO Max (que herdou da base da HBO Portugal) e o Prime Video, são alguns dos serviços utilizados em campanhas de oferta pelas operadoras de comunicação, podendo dessa forma tomar maior realce no mercado nacional.

Espera-se em breve mais serviços de streaming para Portugal, como o Paramount+ e o Peacock que devem revelar os seus planos durante o verão.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.