De acordo com dados do relatório Verisign Domain Industry Brief, publicado pela empresa de registo de domínios com o mesmo nome, mais de 40% dos novos registos escolhem o .com como domínio de topo para agregar os respetivos sites. Ao longo de todo o ano os registos neste e nos restantes TLDs atingiu os 26,6 milhões.



Os domínios de topo relativos a países contam 110,2 milhões de nomes de domínio registados, num crescimento de 21,6% face ao ano anterior e de 5% no último trimestre do ano.



Além do peso crescente dos domínio de topo com identidade nacional, os dados da Verisign também revelam uma troca de posições em termos de relevância dos domínios.



Nos últimos três meses do ano o domínio .cn, da China, passou a ser o sétimo domínio mais relevante, em termos do número de registos, trocando de posição com o .info, que passou para o oitavo lugar.



Na lista de domínios mais populares estão ainda, para além do .com que domina, o .net ou o .org, mas também um conjunto de domínios de países, como o .uk, .nl ou .ru, como é possível confirmar no quadro abaixo.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico