A Nokia acaba de disponibilizar, em avanço, a aplicação de realidade aumentada que apresentou juntamente com os Lumia que vai lançar com Windows Phone 8. A comercialização dos equipamentos está prevista para outubro, quando sair o novo sistema operativo móvel da Microsoft, mas os utilizadores de alguns modelos da Nokia com Windows Phone 7 vão ter acesso antecipado à novidade.

Designada Nokia City Lens, adota no mercado português a denominação de Nokia-Cidades à Lupa, explicou ao TeK fonte da fabricante em Portugal, que também assegurou que a aplicação fica acessível também para os utilizadores em território nacional.

A nova app de realidade aumentada permite que o utilizador, apontando a câmara do telefone para qualquer zona numa cidade, tenha acesso à indicação de negócios localizados no seu campo de visão. Pode clicar sobre os pontos identificados e obter mais informações (críticas, direções, saber quanto tempo levaria a pé até ao local), ou solicitar uma chamada para marcar uma mesa num restaurante, por exemplo.

A novidade foi apresentada como uma das aplicações em destaque nos novos Lumia 920 e 820, mas numa mensagem publicada ontem num blog oficial da fabricante, os responsáveis explicam que devido ao sucesso que se revelou o programa de testes da versão beta decidiram disponibilizar a aplicação, assegurando o acesso ao software a utilizadores de smartphones Lumia 900, 800 e 710.

[caption][/caption]

Para fazer o download pode seguir o procedimento descrito no blog. A marca disponibiliza um QR Code que deve ser lido com um dos telefones Nokia elegíveis. O código faz surgir um link no ecrã, no qual os utilizadores deverão clicar para instalar a aplicação.

A versão para Windows Phone 8 deverá apresentar um interface diferente, com ícones 3D, será desenhada para fazer a realidade aumentada parecer "mais realista", e contará com mais funcionalidades, antecipa a Nokia.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Joana M. Fernandes

Nota da Redação: Foi corrigida a designação do sistema operativo móvel da Microsoft.