A partir do próximo ano a Nokia vai explorar um novo segmento de mercado e competir com os fabricantes de placas de acesso à Internet para o portátil.

Os dispositivos que a fabricante irá comercializar vão suportar a tecnologia HSPA, que por agora suporta velocidades até aos 7,2 Mbps, e chegar ao consumidor sobretudo através de operador ou bundles de serviços.

A informação foi hoje confirmada pela fabricante finlandesa, que não esconde a intenção de tirar partido de um mercado em forte crescimento e que se prevê continue a crescer de forma significativa nos próximos anos.

Previsões da Strategy Analytics indicam que este ano serão vendidas em todo o mundo 20 milhões de placas 3G. Já no próximo ano, o número deverá aumentar para 26 milhões de unidades vendidas.

Analistas citados pela imprensa internacional aplaudem a decisão da Nokia e sublinham o facto de vir numa altura em que os operadores apostam cada vez mais na promoção da banda larga móvel para o PC, como forma de complementar as receitas da voz e dos outros serviços disponibilizados via telemóvel.