O programa de parceria "Alliance for the Information Society " (@LIS) entre a Comissão Europeia e América Latina visa estabelecer um conjunto de políticas e enquadramento legal em áreas chave de desenvolvimento da Sociedade de Informação.

Dentro das cooperações a realizar no decorrer do @LIS, destacam-se a área das telecomunicações, o comércio electrónico, a normalização, entre outros projectos na área das Tecnologias de Informação (TIs), que permitem interligações entre redes de pesquisa e diferentes comunidades, de ambas as regiões. Alguns dos projectos mais inovadores que decorrerão, neste âmbito, na América Latina terão por objectivo demonstrar os benefícios da Sociedade de Informação, aplicada aos cidadãos.



O programa @Lis envolverá um quantia de 85 milhões de euros (ou 17 milhões de contos), onde mais de 63,5 milhões euros (ou 12,7 milhões de contos) serão financiados pela Comissão Europeia e 21,5 milhões de euros (ou 4,3 milhões de contos) pela América Latina e parceiros da União Europeia que participam também no programa.



O seu lançamento oficial ocorrerá durante a "Conferência de lançamento do @LIS", que se realizará na cidade de Sevilha, em Espanha, no âmbito do reunião de ministros da União Europeia e da América Latina, em Abril de 2002, integrando alguns dos temas já referidos nas áreas das telecomunicações, comércio electrónico, enquadramento legal, reunindo inclusive consensos sobre políticas comuns e níveis de integração de práticas conjuntas, entre governos, sector privado e sociedade civil.



Outro dos objectivos desta reunião em Sevilha é a preparação do segundo encontro de líderes de Estado e Governo da União Europeia, América Latina e alguns países das Caraíbas, planeado para 17 e 18 de Maio de 2002, em Madrid, aproveitando a presidência espanhola da União Europeia. Também neste encontro se espera que Sociedade de Informação seja um tópico importante.



É ainda de salientar o lançamento de vinte projectos na América Latina, no decorrer do programa @Lis, de modo a demonstrar os benefícios das aplicações da Sociedade de Informação em três áreas temáticas como a e-inclusão, o e-learning (incluindo a diversidade educativa e cultural), a saúde pública e o governo local.



No campo da pesquisa de redes e comunidades em diversas regiões serão lançados também novos projectos de interconexão. O concurso para apresentação das propostas para estes projectos será publicado nos primeiros meses de 2002.



Neste âmbito, decorreu o "@LIS Forum", de carácter mais técnico, co-organizado pela Comissão Europeia e pelo governo brasileiro, nos passados dias 21 e 22 de Novembro de 2001. Esta conferência técnica serviu para detalhar prioridades, métodos de cooperação e o apontar de objectivos para o próximo encontro de Abril.



Chris Patten, Comissário das Relações Externas, acredita que "a Sociedade da Informação deverá ter um papel principal no aprofundamento das relações entre a União Europeia e a América Latina".



Erkki Liikanen, comissário europeu responsável pela área da Sociedade de Informação, considera por sua vez "este programa fornecerá os meios para prosseguir estes objectivos em termos de parceria, envolvendo benefícios económicos e sociais para as duas regiões".

Notícias Relacionadas:

2001-10-30 - Comissão Europeia adopta proposta de rectificação para clarificar Sexto Programa Quadro

2001-07-02 - Comissão Europeia autoriza negócios internacionais