O browser Opera foi atualizado para a versão 71 (60 nos equipamentos Android) com novas funcionalidades de sincronização entre os computadores e os smartphones. Através da funcionalidade Sync é possível emparelhar os equipamentos através de um código QR, tal como por exemplo, o WhatsApp, descartando a necessidade de autenticação por email e password. Basta os utilizadores acederem ao website da Opera e fazer a ligação dos sistemas, através do leitor QR da versão para Android.

Depois de feita a sincronização, os atalhos que guardou, o histórico de navegação e os favoritos, por exemplo, passam a estar disponíveis nos equipamentos associados. Segundo refere Stefan Stjernelund, gestor de produto da Opera para Android, “as pessoas não sincronizam os smartphones com os seus computadores porque detestam o transtorno de escrever os dados de autenticação e longas passwords”, acrescentando que esta nova versão do browser pretende simplificar quem necessita de sincronizar os equipamentos.

Há ainda uma nova funcionalidade na nova versão do browser chamada Flow, que permite aos utilizadores partilharem links, ficheiros, fotografias, vídeos do YouTube ou notas pessoais entre as versões PC e smartphones. Esta funcionalidade pretende facilitar a navegação dos utilizadores que encontram algo quando estão a utilizar o smartphone, mas depois precisam de consultar no PC.

Para utilizar o Flow, basta selecionar o respetivo conteúdo e selecionar a opção “send to Flow” no menu contextual. O mesmo para o website que esteja a visitar, bastando clicar na seta ao lado da barra de endereço na versão desktop do browser. Os ficheiros que sejam enviados para o Flow não devem ultrapassar os 10 MB, permanecendo durante 48 horas para serem retirados no outro equipamento, antes de apagados pelo sistema.

A empresa garante que todos os conteúdos partilhados no Flow são encriptados “end-to-end”, por isso apenas o utilizador tem acesso aos mesmos.