A proposta estava a ser apreciada desde 2009 e foi agora aprovada pela entidade que gere os destinos da Internet, a Internet Corporation for Assigned Names and Numbers (ICANN).

Num ano em que o ICANN se prepara para autorizar o lançamento de um conjunto alargado de novos domínios de topo, que permitam identificar de forma mais precisa sectores, áreas de atividade, áreas de interesse ou regiões, Nova Iorque garante pioneirismo.

Com a aprovação já assegurada, a cidade será a primeira dos Estados Unidos a oferecer uma possibilidade deste tipo aos seus cidadãos e empresas.

A conclusão do processo de aprovação foi anunciada por Michael Bloomberg, mayor da cidade, que caracterizou a possibilidade como uma forma adicional de dar identidade a projetos criados na cidade, facilitando a sua pesquisa na Internet e reforçando o posicionamento no mundo digital dos pequenos negócios sediados em Nova Iorque.

O registo de nomes de domínio com o sufixo .nyc deverá ser aberto mais para o final do ano. Os preços de registo ainda não são conhecidos. Esses detalhes deverão ser divulgados nos próximos meses.

Ao longo deste ano, e de acordo com um anúncio feito em fevereiro pela própria organização, o ICANN avançará este ano com o maior número de lançamentos de novos domínios de topo desde a década de 80.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico