A Powerset apresentou uma nova ferramenta de busca para a Wikipedia que utiliza frases ao invés de palavras-chave. A tecnologia permitirá que a enciclopédia virtual se diferencie das diversas plataformas de busca, facilitando as pesquisas dos utilizadores, já que se baseia na linguagem natural dos utilizadores, referiu Scott Prevost, director de produto da empresa.



O mesmo responsável frisou que ao contrário dos motores de busca tradicionais, que pesquisam pelas palavras em si, sem as relacionar ou ter em conta o seu significado, esta tecnologia permitirá pesquisar os conteúdos tendo em conta a semântica e a relação entre os diferentes termos.



Apesar de actualmente apenas limitar as buscas aos 2,5 milhões de artigos da Wikipédia, a Powerset planeia estender a abrangência da tecnologia a outros sites. a dificuldade agora é adaptar a tecnologia a outras plataformas, não tão estruturadas como a enciclopédia.

No futuro, a empresa espera alargar ainda mais as capacidades da ferramenta, permitindo que as buscas abranjam ainda imagens e vídeos e seleccionem os temas pesquisados por categorias.



Notícias Relacionadas:

2007-03-27 - Concorrente da Wikipedia arranca em fase experimental

2006-12-26 - Fundador da Wikipedia planeia serviço de pesquisa para concorrer com a Google