Os browsers de internet são os veículos principais de navegação pela internet, no acesso a serviços, redes sociais e outros em que são feitos registos com credenciais que devem ser seguras. Mas nem sempre as contas estão protegidas com as melhores passwords e os hackers conseguem ter acesso às mesmas. De forma a proteger os seus utilizadores, a Microsoft melhorou o seu navegador Edge com notificações aos utilizadores.
Dessa forma, sempre que o browser detetar que as palavras-passe dos seus utilizadores foram comprometidas, estes recebem uma notificação de aviso. Além disso, durante o aviso, o sistema toma medidas proactivas e impede que hackers e terceiros tenham acesso às respetivas credenciais.
O Password Monitor regista as passwords gravadas no Edge, detetando-as em potenciais fugas de segurança. Sempre que isso acontece os utilizadores são rapidamente notificados e aconselhados a mudar as mesmas.
Apesar do sistema de segurança não ser algo novo, já que o Chrome e Firefox também identificam a vulnerabilidade das palavras-passe, a Microsoft utiliza um tipo de encriptação homomórfica que impede outras pessoas de descobrir quais são as passwords dos utilizadores. Ou seja, uma das formas utilizadas pelo algoritmo para a proteção dos dados é permitir que o computador interaja sem primeiro desencriptar a informação. O sistema funciona em todos os tipos de equipamentos, incluindo computadores mais antigos.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Como é viver no espaço? 5 curiosidades e desafios na rotina de um astronauta -
App do dia
O que é que lhe apetece perguntar hoje à Inteligência Artificial? -
Site do dia
Este website é um editor de IA que ajuda a colocar palavras atrás de imagens -
How to TEK
Faça um planeamento melhor para chegar ao destino em 5 dicas no Waze
Comentários