Os browsers de internet são os veículos principais de navegação pela internet, no acesso a serviços, redes sociais e outros em que são feitos registos com credenciais que devem ser seguras. Mas nem sempre as contas estão protegidas com as melhores passwords e os hackers conseguem ter acesso às mesmas. De forma a proteger os seus utilizadores, a Microsoft melhorou o seu navegador Edge com notificações aos utilizadores.

Dessa forma, sempre que o browser detetar que as palavras-passe dos seus utilizadores foram comprometidas, estes recebem uma notificação de aviso. Além disso, durante o aviso, o sistema toma medidas proactivas e impede que hackers e terceiros tenham acesso às respetivas credenciais.

O Password Monitor regista as passwords gravadas no Edge, detetando-as em potenciais fugas de segurança. Sempre que isso acontece os utilizadores são rapidamente notificados e aconselhados a mudar as mesmas.

Apesar do sistema de segurança não ser algo novo, já que o Chrome e Firefox também identificam a vulnerabilidade das palavras-passe, a Microsoft utiliza um tipo de encriptação homomórfica que impede outras pessoas de descobrir quais são as passwords dos utilizadores. Ou seja, uma das formas utilizadas pelo algoritmo para a proteção dos dados é permitir que o computador interaja sem primeiro desencriptar a informação. O sistema funciona em todos os tipos de equipamentos, incluindo computadores mais antigos.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.