Hoje assinala-se o Dia Mundial da Palavra Passe e, para assinalar a data, a Google anuncia que que vai implementar autenticação “passwordless” no Android e no Chrome.
Ter passwords únicas, fortes e complexas para cada uma das suas contas online é essencial para manter a segurança. No entanto, mesmo os utilizadores que têm passwords adequadas podem cair nas “armadilhas” dos cibercriminosos, como em esquemas de phishing. Por outro lado, outros utilizadores acabam por seguir o caminho mais fácil e recorrer a palavras-passe comuns.
Como explica a Google, para tratar dos problemas associados às passwords, é preciso ir além delas, motivo pelo qual tem vindo a preparar o terreno para um futuro “passwordless” ao longo da última década.
A empresa avança que tanto a Apple como a Microsoft também anunciaram que vão disponibilizar suporte aos padrões de autenticação FIDO sem palavra-passe no iOS, MacOS, Safari, Windows e Edge ao longo do próximo ano.
Como é que tudo funciona? “Quando o utilizador se registar num website ou numa aplicação no seu telefone, terá apenas que desbloquear o seu telefone: a sua conta não irá precisar mais de uma palavra-passe”, indica a Google. O smartphone passa a armazenar uma credencial FIDO, denominada chave de acesso, que é usada para desbloquear a sua conta online.
A tecnológica afirma que chave de acesso torna o registo muito mais seguro, uma vez que se baseia em criptografia de chave pública, sendo apenas exibida na conta online quando o utilizador desbloqueia o seu smartphone. Mesmo que o utilizador mude ou perca o seu smartphone as chaves de acesso serão sincronizadas com segurança com o novo equipamento a partir do backup na Cloud.
Recorde-se que, em setembro do ano passado, a Microsoft passou a dar aos utilizadores a possibilidade de iniciarem sessão nas suas contas Microsoft sem necessitarem de utilizar uma password, passando a recorrer à app Microsoft Authenticator, assim como a outros métodos que incluem o Windows Hello, uma chave de segurança física, além de códigos de verificação enviados através de SMS ou email, para se autenticarem.
Clique nas imagens para saber como pode aceder à sua conta Microsoft sem recorrer a uma password
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
20 anos de Halo 2 trazem mapas clássicos e a mítica Demo E3 de volta -
App do dia
Proteja a galáxia dos invasores com o Space shooter: Galaxy attack -
Site do dia
Google Earth reforça ferramenta Timelapse com imagens que remontam à Segunda Guerra Mundial -
How to TEK
Pesquisa no Google Fotos vai ficar mais fácil. É só usar linguagem “normal”
Comentários