Depois de um 2020 atribulado, o ano de 2021 está a revelar-se igualmente agitado para o mundo da cibersegurança. É sabido que ter uma password única, forte e complexa para cada uma das suas contas única é essencial para manter a segurança, porém, a mais recente lista organizada pela NordPass revela que as repetidas recomendações dos especialistas continuam a não ser seguidas pelos utilizadores.

De acordo com a empresa, que levou o seu estudo a cabo num conjunto de 50 países, onde de inclui Portugal, a lista de passwords foi compilada em parceria com investigadores independentes especializados em incidentes de cibersegurança que avaliaram uma base de dados de 4 TB.

Clique nas imagens para conhecer o Top 20 das piores passwords de 2021

Bobi ou Tareco? Nomes de animais de estimação são más passwords, mas uma em cada 6 pessoas ainda os usam
Bobi ou Tareco? Nomes de animais de estimação são más passwords, mas uma em cada 6 pessoas ainda os usam
Ver artigo

Ao navegar pela lista é possível encontrar uma série de passwords “repetentes” e que já figuraram em análises anteriores: todas credenciais que podem ser descobertas por hackers em menos de um segundo. A password mais comum, “123456”, foi encontrada pelos especialistas mais de 103 milhões de vezes.

Olhando para o panorama português, o ranking é liderado por passwords com sequências de números entre 1 e 9, há também espaço para clubes de futebol, incluindo “benfica”, “sporting” e “fcporto”, mas também “portugal” e vários nomes como o tradicional “maria”.

Em declarações à imprensa internacional, Jonas Karklys, CEO da NordPass, explica que “infelizmente, as passwords continuam a ficar cada vez mais fracas”, destacando falta de “higiene de passwords” entre os internautas.

“É importante perceber que as passwords são portas para as nossas vidas digitais e, à medida que passamos cada vez mais tempo online, é fundamental tomarmos um melhor cuidado da nossa cibersegurança”, enfatiza Jonas Karklys.

Nas conclusões da sua análise os especialistas da NordPass detalham que há um vasto número de internautas que optam por usar o seu próprio nome como password. Palavrões também são comuns, uma tendência à qual Portugal não escapa.

NordPass | Top 200 most common passwords
créditos: NordPass

A NordPass deixa ainda algumas recomendações para proteger as suas contas e reforçar a segurança das passwords. Deverá usar passwords complexas que contenham, pelo menos, 12 carateres e uma combinação variada de letras maiúsculas e minúsculas, assim como números e símbolos.

Para facilitar a tarefa, pode recorrer a um gerador de palavras-passe online, além de uma aplicação de gestão de passwords que seja capaz de gerir diferentes palavras-passe de grande complexidade para cada website ou serviço que pretende proteger.

Não deverá reutilizar a mesma password em contas diferentes. É também recomendado que toque as suas palavras-passe a cada 90 dias e que verifique regularmente se as credenciais têm “força” suficiente.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.