Para além ser uma grande honra para todos os vencedores (e vencidos), as edições anuais d'Os Óscares são uma excelente montra publicitária para todos os filmes envolvidos. Contudo - e na Internet tudo tem um lado negativo, este é também um grande chamariz à prática de pirataria, como mostra o mais recente estudo da Irdeto. Alguns filmes chegaram a ver aumentados em 1.000% o valor dos downloads ilegais.

O estudo levado a cabo pela empresa do ramo da televisão, e abordado pela BBC, demonstra que há uma relação direta entre Os Óscares e a pirataria praticada à volta dos filmes nomeados. A análise consistiu em registar o número de downloads através do software BitTorrent na semana antes e depois de serem conhecidas as nomeações finais.

Apontado para as categorias de Melhor Fotografia e Melhor Ator (com Bradley Cooper), o filme American Sniper foi o grande "vencedor" da lista, ao registar quase 1,4 milhões de downloads: um aumento de 230% em relação ao valor na semana anterior ao anúncio por parte da Academia.

Os filmes Birdman e Still Alice também registaram aumentos na ordem dos 200%, com 796 mil e 108 mil downloads, respetivamente. O filme que conseguiu um maior aumento em termos percentuais foi Selma, nomeado também para Melhor Fotografia, que somava pouco mais de 13 mil downloads na semana anterior à nomeação - esse número aumentou em 1.033%.

A Teoria do Tudo, Boyhood e Foxcatcher são outros títulos relevantes que também figuram no estudo da Irdeto. Já o filme Interstellar, nomeado para cinco categorias, não aparece na lista, mas isso deve-se ao facto de o número de downloads ilegais não ter sofrido um aumento considerável. Na semana após a nomeação, o filme foi descarregado 14 milhões de vezes, um número consistente com o da semana anterior.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico