Vários programadores principais do Popcorn Time abandonaram este fim de semana o projeto, escreve o Torrent Freak. Em causa está o futuro do projeto e a falta de entendimento relativamente a questões de poder, dinheiro, legalidade e moralidade.

Tudo terá começado com os rumores de que um grande processo por parte de Hollywood se aproxima dos elementos que mantêm a plataforma.

A porta para esta possibilidade terá ficado aberta depois de alguns elementos do Popcorn Time terem integrado o serviço com a plataforma de redes privadas VPN.ht. A partir do momento em que o serviço de pirataria de conteúdos ganhou um cunho mais capitalista, focado em receitas, tornou-se um alvo mais fácil de Hollywood.

Houve depois quem - um grupo do qual faz parte o programador KsaRedFx - tivesse sugerido o afastamento com a VPN.ht e um recomeço para o projeto, algo que terá sido negado por outros elementos - o grupo do qual faz parte o programador Wally.

Enquanto KsaRedFx defende-se ao dizer que apenas queria manter a alma independente do projeto, Wally garante que o outro grupo estava era a preparar um ataque para tomar conta do Popcorn Time.

Dos vários elementos que abandonaram o projeto por causa deste problema de ‘poder’ e pela possibilidade de um processo judicial, saiu o programador responsável pela versão para Android TV, assim como um dos developers principais da versão desktop, entre outros membros.

Apesar de o Torrent Freak garantir que ao nível do utilizador comum nada deve mudar, a verdade é que uma parte importante da equipa que construiu aquele que é um dos serviços piratas mais populares da atualidade, já lá não está. Junte-se a isto as quesílias mal resolvidas, os interesses económicos e o hipotético processo para que o Popcorn Time que muitos conhecem, deixe de existir.