
Com a nova ferramenta, a gigante da Internet quer ajudar os utilizadores a protegerem a sua privacidade e segurança no "pós-vida digital" e, ao mesmo tempo, facilitar a vida aos entes mais próximos, refere num post o responsável pelo desenvolvimento do produto Andreas Tuerk.
De acordo com o explicado, o utilizador decide o que será feito às suas mensagens, perfis, blogs ou outros conteúdos dos vários serviços Google que subscreva quando as suas contas ficarem inativas.
É possível escolher entre essa informação ser apagada após um determinado período de tempo estipulado sem atividade - três, seis ou 12 meses - ou ser enviada a alguém previamente indicado.
A Google assegura que, antes de qualquer ação, enviará sempre uma mensagem de confirmação para os contatos existentes, a avisar o utilizador da conta de que os dados vão ser apagados ou remetidos para outrem.
O Inactive Account Manager pode ser encontrado nas definições de conta, na opção "Controle o que acontece à sua conta quando deixa de utilizar o Google".
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A funcionalidade agora lançada pelo Google encontra eco no Facebook. A rede social também tem regras para a gestão dos perfis quando o utilizador morre. A pedido da família, o perfil pode ser transformado num memorial ou desativado.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
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