O estudo conduzido pela Kantar TNS revela que em 2012 só 3% dos portugueses tinham um tablet, um smartphone e um PC. Hoje 23% usam os três gadgets em simultâneo. Outro dispositivo ligado à internet que passou a ocupar um espaço relevante na vida dos portugueses são as Smart TVs, que já entraram em casa de 27% das famílias.

Mas a grande estrela da pesquisa são os smartphones, o gadget que nos últimos cinco anos mais ganhou terreno na vida dos consumidores, em Portugal e no resto do mundo. Por cá, a taxa de utilização de telemóveis inteligentes passou de 18%, em 2012, para 59%, sendo que quase um quarto dos que se “converteram” aos smartphones já os usam mais para aceder à internet que outros dispositivos, como o computador ou o tablet.

 A nível global (nos 40 mercados analisados pelo estudo) o salto foi ainda maior. Em 2012 um em cada três consumidores usava smartphones, a taxa avançou entretanto para os 70%.

 
Voltando à realidade local, é entre os jovens com menos de 25 anos que o smartphone ganhou uma utilização mais expressiva enquanto gadget de eleição. Neste universo, as redes sociais são o argumento mais forte para usar internet no telemóvel, como indicam os dados obtidos junto 83% dos jovens com menos de 25 anos.

Assistir a vídeos, encontrar informação e fazer compras, ou procurar informação sobre produtos, são outras atividades populares. A pesquisa revela, por exemplo, que 67% dos jovens usam motores de busca no telemóvel para procurar informação e 75% assistem a vídeos, pelo menos uma vez por semana.

Fazer compras a partir do telemóvel só é uma realidadd para 3% dos inquiridos, mas são muitos mais (46%) os que usam o equipamento para procurar informação sobre produtos que têm intenção de comprar.         

O estudo da Kantar teve por base inquéritos a 625 mil  utilizadores.